19 maio 2022

O Equilíbrio dos 3 Pilares

Não haverá forma mais equilibrada do que ter 3 pés / 3 pilares! Criam uma base estável, e mesmo em terrenos mais acidentados conseguem manter o equilíbrio.

Mesmo que os 3 Pilares não tenham o mesmo comprimento, a estrutura não cai, nem abana!

Podemos fazer esta experiência com o tripé de uma máquina fotográfica. Como alguns de vocês sabem, fizemos durante muitos anos fotografia de surf e na natureza, e era frequente estarmos na areia da praia ou nas arribas, em terrenos cheios de pedras e buracos que formavam desníveis.

Há quem usasse um monopé, mas teria que o estar sempre a segurar para não cair. Se um "duopé" existisse, o mesmo aconteceria! Mas um tripé, é a fórmula perfeita para alcançarmos esta estabilidade!






Assim acontece com estes 3 Pilares do Bem Estar!

Estas 3 pernas dão-nos a estabilidade na nossa saúde a todos os níveis, física, mental, emocional, e espiritual. Mesmo que umas estejam mais desenvolvidas que outras, não caímos! E as mais desenvolvidas ajudam as outras a se desenvolver.

Se temos uma alimentação natural e saudável, temos os nossos açúcares no sangue estabilizados, não temos tantos picos emocionais e de hiperactividade vs cansaço. Sentimos o nosso corpo mais leve e ágil. Teremos assim mais apetência para praticar uma actividade física, e conseguimos também dormir melhor, e ter uma mente mais calma para praticar mindfulness ou meditação.

Por outro lado, se gostamos de desporto e praticamos regularmente, essa actividade provoca-nos uma maior estabilidade emocional, o que consequentemente nos permite fazer melhores escolhas alimentares, e termos o nosso corpo preparado para o repouso e/ou outras práticas espirituais.

Por último, se somos pessoas mais contemplativas, que gostamos de analisar a Vida numa perspectiva maior, sendo gratos por tudo aquilo que temos, e tudo aquilo que nos acontece, estamos num estado emocional mais preparado para escolher alimentos que nos façam bem, e estamos mais pré-dispostos à actividade.


Umas pernas puxam pelas outras, e caminham em conjunto, no sentido do Bem Estar completo!

Por isso, o importante é começar, naquela onde sentimos mais facilidade, e as outras aos poucos vêm se juntando na nossa vida com mais permanência.

A felicidade está no caminho, e não no fim :-)

2 comentários:

  1. "O homem não é um ser acabado!
    A natureza o desenvolve até certo ponto, e logo o abandona para prosseguir em seu desenvolvimento por seus próprios esforços e sua própria Iniciativa, ou Viver e morrer como nasceu".
    Peter Ouspensky

    Os " 3 Pilares do Bem Estar" são a forma mais básica e elementar de compreender como gerir e "afinar" cada um dos pilares aos nossos objectivos de vida. O re-equilibrar de cada um dos pilares é transformador no balanço dos outros dois e na revitalização de todo o corpo energético. (entusiasmo e sentido de objectividade nas transformações desejadas)

    A Reconexão:
    Segundo George Ohsawa (criador e impulsionador da Macrobiotica)
    "No mundo, não há bem nem mal, somente Yin e Yang.
    Quanto maior a frente, maior o dorso; A doença é a porta de entrada da saúde. A tragédia se transforma em comédia. Desastres se convertem em bençãos."

    A principal fraqueza humana é a Ignorância!
    - Sabemos o que Sabemos; (julgamos saber - Mundo percepcionado)
    - Sabemos o que não Sabemos; (Algoritmos, outras linguas, computação)
    - Não Sabemos o que não Sabemos - (Micro e Macro Universo visível e não visível)

    A ignorância e o Ego (com sua Vaidade), e Preguiça são os Reais obstáculos ao Presente Maior! A nossa capacidade de superação está presente se tivermos consciência dela.

    "Não há ninguém em parte nenhuma que não seja capaz de fazer mais do que julga." Henry Ford

    "Se queres proteger o teu corpo, preserva a tua mente. Se pretendes rejuvenescer o teu corpo Embeleza a tua Mente."

    Tudo É alimento para o nosso corpo Energético ( nosso Animo)!
    O pilar da Espiritualidade está directamente associado, ao repouso e ao modo de pensar. O pensamento realista e positivo.

    "O Pensamento é fonte de Acção, Vida e Expressão!" James Allen

    A Vida É Bela!
    Re-Descobre-te!

    ResponderEliminar
  2. Boa perspectiva, sim, esta dos 3 pilares do bem-estar. Parece ter tudo de que, no mínimo, um humano necessita: o alimento, o movimento e o repouso

    ResponderEliminar