19 maio 2022

O Equilíbrio dos 3 Pilares

Não haverá forma mais equilibrada do que ter 3 pés / 3 pilares! Criam uma base estável, e mesmo em terrenos mais acidentados conseguem manter o equilíbrio.

Mesmo que os 3 Pilares não tenham o mesmo comprimento, a estrutura não cai, nem abana!

Podemos fazer esta experiência com o tripé de uma máquina fotográfica. Como alguns de vocês sabem, fizemos durante muitos anos fotografia de surf e na natureza, e era frequente estarmos na areia da praia ou nas arribas, em terrenos cheios de pedras e buracos que formavam desníveis.

Há quem usasse um monopé, mas teria que o estar sempre a segurar para não cair. Se um "duopé" existisse, o mesmo aconteceria! Mas um tripé, é a fórmula perfeita para alcançarmos esta estabilidade!






Assim acontece com estes 3 Pilares do Bem Estar!

Estas 3 pernas dão-nos a estabilidade na nossa saúde a todos os níveis, física, mental, emocional, e espiritual. Mesmo que umas estejam mais desenvolvidas que outras, não caímos! E as mais desenvolvidas ajudam as outras a se desenvolver.

Se temos uma alimentação natural e saudável, temos os nossos açúcares no sangue estabilizados, não temos tantos picos emocionais e de hiperactividade vs cansaço. Sentimos o nosso corpo mais leve e ágil. Teremos assim mais apetência para praticar uma actividade física, e conseguimos também dormir melhor, e ter uma mente mais calma para praticar mindfulness ou meditação.

Por outro lado, se gostamos de desporto e praticamos regularmente, essa actividade provoca-nos uma maior estabilidade emocional, o que consequentemente nos permite fazer melhores escolhas alimentares, e termos o nosso corpo preparado para o repouso e/ou outras práticas espirituais.

Por último, se somos pessoas mais contemplativas, que gostamos de analisar a Vida numa perspectiva maior, sendo gratos por tudo aquilo que temos, e tudo aquilo que nos acontece, estamos num estado emocional mais preparado para escolher alimentos que nos façam bem, e estamos mais pré-dispostos à actividade.


Umas pernas puxam pelas outras, e caminham em conjunto, no sentido do Bem Estar completo!

Por isso, o importante é começar, naquela onde sentimos mais facilidade, e as outras aos poucos vêm se juntando na nossa vida com mais permanência.

A felicidade está no caminho, e não no fim :-)