15 abril 2010

SIMPLICIDADE Voluntária & SLOW Movement

Encontrámos um site e um blog que falam sobre a Simplicidade Voluntária. Para nós foi um conceito novo mas com o qual identificamos perfeitamente as nossas opções de vida.

Partilhamos convosco o que significa!




“Vida simples ou simplicidade voluntária é um estilo de vida no qual os indivíduos conscientemente escolhem minimizar a preocupação com o "quanto mais melhor", em termos de riqueza e consumo. Os seus adeptos escolhem uma vida simples por diferentes razões que podem estar ligadas à espiritualidade, saúde, qualidade de vida e do tempo passado com a família e amigos, redução do stress, preservação do meio ambiente, justiça social ou anti-consumismo, enquanto outros escolhem viver mais simplesmente por preferência pessoal ou por razões económicas - embora a vida simples seja essencialmente uma escolha e nada tenha a ver com "pobreza forçada".

… A simplicidade significa fazer um esforço consciente para descobrir o que realmente é importante e abrir mão do que é supérfluo, descobrindo assim que uma vida mais frugal exteriormente pode ser muito mais rica e abundante interiormente.
… As pessoas que praticam a simplicidade voluntária, agem conscientemente para reduzir as suas necessidades de comprar serviços e bens e, por extensão, reduzir também a necessidade de vender o seu tempo por dinheiro. Alguns usarão as horas extra para ajudar os seus familiares ou a sociedade, outros preferem trabalho voluntário, alguns dedicar-se-ão a um hobby ou actividade criativa, cultural, artística, intelectual, manual, física ou social que os preencha, outros poderão dividir o seu tempo harmoniosamente por várias áreas e podem também dedicar-se ao seu desempenho profissional de forma mais equilibrada. O tempo é sempre utilizado para melhorar a própria qualidade de vida, fazendo actividades de auto desenvolvimento ou em prol dos outros.”

In http://www.slowmovementportugal.com/



“A via da simplicidade voluntária abre-se por um caminho pessoal de introspecção: trata-se de cada um descobrir quem é e identificar as respostas às suas verdadeiras necessidades, e quando falo de necessidades penso para além das necessidades físicas de base, nas necessidades sociais, afectivas e espirituais. O que é que me vai preencher plenamente em todas as minhas dimensões e capacidades? No nosso mundo de abundância, isto significa que temos de escolher; não ir mais na corrente da moda, da publicidade ou do olhar os outros, mas sim em função das necessidades autênticas.”

In http://caminhada2010.wordpress.com/

2 comentários:

  1. EXTRAORDINÁRIO o significado do conceito.

    Vou adoptar a denominação: Simplicidade voluntária (gostei).

    Tem tanto a ver connosco não tem Carla? Marrocos fez-nos muito bem! O que se viveu lá, continua em nós. Foi uma simplicidade muito bonita de vivenciar. Foi a tomada de consciência. O ponto de partida.

    Beijinhos.
    P.s.-Temos de combinar um get-together!

    ResponderEliminar
  2. Ficamos felizes que se sintam identificados com os conteúdos do nosso site e com o conceito da nossa ONG. Agradecemos a divulgação e aproveitamos para informar que ainda estamos no começo e abertos a colaborar com outras pessoas e entidades. Caso tenham interesse em participar de alguma forma connosco, contactem-nos e podemos procurar formas de unir sinergias e trabalhar em conjunto(temos um endereço no site mas posso deixar também o meu pessoal: raqueltavares2008@sapo.pt). Até breve!Raquel Tavares, membro Slow Movement Portugal

    ResponderEliminar