19 maio 2009

O Fim de Semana e as URTIGAS

Mais do que um fim de semana de lazer, inspiração, de convívio e contacto com a Natureza, aprendemos muita coisa nestes fins de semana que organizamos!

No último, dedicado às Plantas Aromáticas e Medicinais estivemos com a Fernanda, a Luisa, a Ilda, o Rui, a Alexandra, a Joelle, e a Leonor! Juntos fomos à Feira das Ervas Alimentares da Orada, fizemos passeatas, identificámos plantas, provámos sopas alentejanas, vimos cozinhar e dançar!!
:)

REGRESSO AO PASSADO, PRESENTE E FUTURO!

Noutros tempos e na maioria das civilizações eram os anciões quem governavam e orientavam o futuro da civilização!

Porquê?
- A experiência adquirida
- A serenidade vivida
- O sentimento da efemeridade da vida e de passar às próximas gerações os ensinamentos de uma Vida

O que é realmente importante?
O Eco da Terra – Escutar os saberes da Terra. O respeito e desfrute da Natureza!

Assim foi o nosso fim-de-semana das Plantas, extremamente rico em modernos e antigos conhecimentos e partilhas.




O QUE APRENDEMOS?

Muita coisa!!!
Nós, já começámos a aplicar :)

Entre recolha de plantas, que agora conseguimos identificar e já não nos passam despercebidas, temos feito muitos chazinhos e com as regras aplicadas a preceito!


E AS URTIGAS??

Quem diria que estas grandes “pragas” dos jardins afinal podem fazer muito bem tanto para a nossa saúde como para as plantas e na horta.

Na agricultura biológica, o CHORUME DE URTIGA é muito utilizado, no tratamento das outras plantas, ajudando-as a combater pestes, fortalecendo-as e protegendo-as contra a invasão de parasitas.

Ingredientes:
500 g de urtiga fresca ou 100g de urtiga seca e 10 litros de água.

Preparação: Colocar 500 gramas de urtiga fresca ou 100 gramas de urtiga seca em 10 litros de água e deixar alguns dias:
- se 2 dias – pode-se aplicar directamente sobre as plantas atacadas, serve como pesticida biológico;
- se ficar a macerar por 15 dias, serve como fertilizante/estimulante. Esta solução concentrada deve ser diluída em mais água e, sendo uma parte da solução concentrada para 10 partes de água (10% de concentrado).

Atenção, após fermentação devem filtrar bem, pois restos de folhas fazem com que a fermentação continue. Como prepara pouca quantidade tente utilizar todo logo após preparado. Não aplique puro, acima dos 20% de diluição tem efeitos adversos.


O QUE FIZEMOS?

Bom, entretanto, como ainda não havia pesquisado muito bem todas as informações sobre o Chorume de Urtigas e dado que o tempo que íamos estar no quintal do meu avô se resumia a 3 dias. O que fizemos?

Apanhámos uma série de urtigas que havia no quintal e colocámos num grande alguidar. As proporções não deviam ser as correctas, pois tínhamos bastantes urtigas tendo em conta a quantidade de água. Entretanto, aquecemos potes de barro de água no lume de chão da minha madrinha e fizemos um “chá de urtigas”. No outro dia, depois do chá já arrefecido, regámos as flores que tínhamos plantado e podado da última vez, para fortalece-las e protege-las.



O RESULTADO?

Vamos ver na próxima vez que regressarmos ao Alentejo :)

A proporção de urtigas para água não devia ser a correcta, e acelerámos o processo fazendo um chá em vez de as deixar a macerar durante 15 dias!!!

Pode ser que o que conte seja a intenção :)

10 comentários:

  1. As fotografias estão mesmo convidativas...adorei a das papoilas.
    Como é que colheram as urtigas? Sem luvas?
    Que pena não ter podido participar nesse fim-de-semana...vocês parecem ser mesmo um casal boa onda.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Utilizei luvas para as urtigas, assim não há picos que me ataquem!

    É possível também fazer chá com as folhas das urtigas. É bom para a anemia pois tem bastante ferro, ajuda em casos de hemorragias e mulheres com menstruações abundantes, equilibra o sistema hormonal e reprodutivo das mulheres, ajuda nas dores menstruais.

    É bom também em casos de artrite e gota, para a queda de cabelo e unhas quebradiças, úlceras do estômago e intestinos, etc.

    A próxima vez que vieres ao teu jardim já sabes o que fazer com as urtigas :) Afinal onde é mesmo? Nós temos casa em Sagres, mas o quinta do meu avô é em Estremoz!

    Aqui em casa experimentámos plantar agora Alecrim, vamos ver como se sai!

    ResponderEliminar
  3. O meu jardim é em Moncarapacho (Algarve)de um lado vê-se o mar e do outro o cerro de S.Miguel.Conheces?

    ResponderEliminar
  4. Boa! Não conheço, mas já estive a ver no mapa onde é.

    A norte tens São Brás de Alportel que nós andamos a programar para um dia fazer a Rota da Cortiça - www.rotadacortica.pt. Deve ser muito interessante!

    ResponderEliminar
  5. Por acaso o programa da rota da cortiça não vai ser nos feriados de Junho? É que eu nessa altura vou estar em Moncarapacho.

    ResponderEliminar
  6. Podes fazer a rota da cortiça quando quiseres. Basta agendares. Podes ir só tu com a tua familia, ou se houver outras pessoas agendadas para o mesmo dia juntam-se a elas. O rapaz que orienta disse-nos que o melhor seria ir se possível, durante a semana (dia útil), pois as fábricas estão abertas!

    ResponderEliminar
  7. Olà Carla e Nuno! O vosso fim de semana foi uma homenagem às urtigas... Elas tambem fizeram muito bem à minha mãe que agora jà não tem problemas de reumatismo! Basta beber uma chavena de infusão de urtigas cada dia e os (pequenos) problemas passam... Não sou medico, mas fui testemunho do "poder das plantas" com a minha mãe!
    Rolf Straver (Paises Baixos)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Rolf!

    É sempre bom ter experiências reais de como nos podemos curar ou melhorar com aquilo que a Natureza nos dá!

    ResponderEliminar
  9. Olá, achei muito interessante essas informações,á respeito das úrtigas e g
    ostaria de saber onde encontra-lásCleide



















    Olá,achei muito interessante as informações sobre a urtiga e gostaria de saber onde pode-ria encontra-lá.




















    são Paulo

    ResponderEliminar
  10. Olá Cleide!

    Nos jardins e nos campos normalmente aparecem imensas. O jardim do meu avô está neste momento repleto delas. Com a chuva que tem caído ainda não tivemos oportunidade de cuidar dele. Se quiser vir até Portugal há imensas :)

    Em São Paulo o melhor seria encontrar um jardim mais ou menos abandonado onde crescessem muitas ervas!

    ResponderEliminar