16 março 2009

Ser! Um consumidor Responsável!

Celebrou-se dia 15 de Março o Dia Mundial do Consumidor!

Um Ser Evoluído é um ser eticamente responsável!
Significa isso que devemos ter consciência plena das nossas acções.
E estando nós numa sociedade de consumo, somos nós os co-responsáveis deste modelo de sociedade.
Empregaremos então os 3R’s:
-Reduzir
-Reutilizar
-Reciclar

É esta a saída para a Crise, esta que é tão somente uma Crise de Valores!

A procura de status, a vaidade, a arrogância com que consumimos e a busca pelo preço sem que nada mais tenha interesse, resume a sociedade a valores supérfluos, mesquinhos e ignorantes.
Já podemos e devemos celebrar esta muito útil e altamente apropriada crise financeira. Apesar de afectar muitas pessoas “inocentes”, ela é o melhor travão de esperança e salvação às atrocidades Ambientais.

Deixemos crescer e aprimorar a nossa massa crítica sobre nós mesmos. Não no sentido de uma culpabilização castradora, mas sim numa perspectiva de mudança de comportamento. Visando uma liberdade e expansão de nós mesmos como seres especiais e criadores que somos.
Transfomemos este dia no Dia Mundial do Consumidor-Criador!
:)

6 comentários:

  1. Gostei imenso do teu texto apesar de estar bastante acutilante :-))

    Faço minhas as tuas palavras:

    "A procura de status, a vaidade, a arrogância com que consumimos e a busca pelo preço sem que nada mais tenha interesse, resume a sociedade a valores supérfluos, mesquinhos e ignorantes."

    Bendita crise que vem trazer mais consciência à cabeça de muita gente. Até é provavel que venha fomentar a solidariedade... (digo eu!)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por nos lembrares este dia tão importante. E é verdade, por muitos e dramáticos problemas que sejam os trazidos pela crise, pelo menos uma vantagem poderá trazer, a de nos tornar a todos mais conscientes acerca daquilo que consumimos, nem que seja à força...
    Obrigada também pelo comentário no PequeteArtJournal. A socialização das crianças educadas em regime de homeschooling é, na minha perspectiva, um falso problema - no fundo, acaba por ser, um pouco, o último recurso de quem já não arranja mais argumentos para justificar a escola convencional...
    E verdade que durante a maior parte do dia as outras crianças estão enfiadas na escola (e eu não diria que principalmente a socializar...) e portanto aquelas que estão em ensino doméstico não convivem com elas. Mas no nosso caso, não vejo isso como um grande problema. Para além de brincarem bastante as duas, 3 vezes por semana têm actividades organizadas em grupo (desporto e música) onde tem colegas com quem convivem e brincam. Todas as semanas vamos à biblioteca infantil e ao parque infantil, e para além disso, aos fins de semana e nas ferias também convivem com filhos de amigos. De vez em quando inscrevemo-las
    alguns dias em Ateliers de Ocupação de Tempos Livres, porque elas gostam, embora estes também
    só aparecem durante as ferias. Noto que ambas gostam muito de estar com outras crianças (embora a mais velha continue a não querer ir à escola), mas também gostam de estar com adultos e dirigem-se a eles com naturalidade e educação, coisa que nem sempre observo noutras crianças. Quando estão com outros miúdos pela 1ª vez, são frequentemente elas que tomam a iniciativa de ir ter com eles, apresentarem-se e perguntarem se os outros querem brincar (e noto que bastantes miúdos reagem com alguma timidez/desconfiança, embora depois se descontraiam). Basicamente, gostam de visitar e ser visitadas e de poder conversar com outras pessoas e contar-lhes os seus projectos (as borboletas que apanharam e identificaram, as lagartas que tem a crescer num terrário, os girinos que se ransformaram em rãs, o passarinho que caiu do ninho, os "livros" que escreveram...). Encarando a socialização como "integração social da criança no decurso do seu desenvolvimento", que é o que vem no meu dicionário, acho sinceramente que uma criança que faz ensino doméstico tem mesmo uma grande vantagem relativamente aquela que fica quase todo o dia na escola, alheada da sociedade, da qual vê e experimenta apenas uma fatia muito restrita e artificial (o ambiente escolar). As pessoas que fazem ensino doméstico são normalmente pessoas sociáveis, com muitos interesses e contactos, nos quais envolvem naturalmente as crianças, que acabam por lidar com crianças e adultos de idades, proveniências sociais e com interesses muito variáveis, daí a facilidade e espontaneidade com que se falam e se relacionam com outras pessoas.
    Bem, fizeste-me uma pergunta simples e eu respondi com um testamento, desculpa lá...

    ResponderEliminar
  3. http://splashsurfmag.blogspot.com/2009/03/pontos-de-vendaconsulta.html vai a esse link e saberas onde podes adquirir uma Splash :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Carla!
    Aqui estou eu para te propor a publicação da tua 6ª foto do teu 6º arquivo!... :)
    A Rute é que nos faz coisas destas:)
    Passa lá no A Escola É Bela par veres... Beijinhos!
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel!

    Já publicámos a 6ª foto do nosso 6º arquivo. Foi uma foto que tinhamos acabado de publicar num dos post, e o Nuno acabou por escrever agora um post sobre Coincidências :)

    Agora, estou como tu, ainda não tenho 6 novos blogs para passar o desafio :) Quando for tempo, passarei o desafio!

    ResponderEliminar
  6. Pequete, obrigada pela partilha e esclarecimento. Vou continuar a acompanhar o teu blog, de certo que vou aprender muito sobre esta "nova" (para mim) forma de ensinar!

    ResponderEliminar