Hoje em dia ficamos espantados quando algumas crianças dizem que o leite vem do pacote, ou que os legumes vêm do supermercado! Já não se sabe a verdadeira origem dos alimentos, e nem pensamos como é que eles nasceram, cresceram, foram feitos, e estão agora à nossa disposição nas superfícies comerciais.
Falamos das crianças, mas também nós adultos, às vezes nunca vimos a planta da beringela, ou a rama da beterraba, como cresce o amendoim, como são as sementes da alface, ou as do alho francês, por exemplo!
E foi neste ímpeto de conhecer um pouco mais a origem dos alimentos que nos inscrevemos num workshop de Recolha, Tratamento e Preparação de Algas Marinhas!
Praia de Santa Cruz |
A relação que temos com o alimento, e a energia que ele nos dá, é tanto maior quanto mais soubermos da sua história, de onde vem e como foi produzido. E aumenta exponencialmente se nós fizermos também parte desse processo!
E assim foi!
As algas sempre foram na nossa mente um alimento "estranho", que vinha do oriente, algo viscoso, e não muito apetecível de consumir. Mas após este fim de semana de contacto directo com elas na Praia de Santa Cruz, a relação mudou completamente.
Ao irmos a uma praia, olhamos agora de outra forma para as algas. Tentamos identificá-las no universo imenso que são estes vegetais marinhos, ver como nascem, as diferenças entre elas, qual a melhor forma de as recolher, e qual a melhor maré para o fazer, são tudo aspectos importantes a ter em conta.
Depois já em casa, há que prepará-las ou conservá-las!
É um mundo que ainda apenas descobrimos um bocadinho, mas sem dúvida que a nossa relação com este alimento, ficou completamente diferente!
E tu, já viste de onde vem o teu alimento favorito? ;-)
|
Alga Bodelha e Alga Nori |
O Grupo dos "Apanhadores de Algas", com Palucha https://www.facebook.com/culinariavitalizanteeducativa https://www.culinariavitalizanteeducativa.com/ |
Cozinhados Criativos |
Furikake de Kombu |
Sopa de abóbora hokaido, com nabo, e Alga Alface do Mar
Risoto e cenoura com Alga Bodelha, Crepes de Cebola com Alga Nori,
e Conserva de Nabo com Kombu
Gelatina de batata doce com Alga Agar-Agar |
Sem comentários:
Enviar um comentário