21 setembro 2011

ESTÓI, FALÉSIA e PARIS!

Perguntar-nos-ão, o que têm em comum estes 3 lugares??


São 3 lugares lindíssimos, pelos quais “viajámos” este mês de Setembro, na realidade ou em fantasia, mas todos eles deixaram uma história para contar e para nos prender na sua memória.

São sugestões que deixamos, para também gozarem este final bem bom de Verão!


Estói, uma pequena aldeia do concelho de Faro, que no passado Domingo decidimos ir visitar pelo seu tão afamado Palácio. Fomos acordados pelo sino da igreja que desde cedo “dindlava” as badaladas, mas foi entre as 11h e as 12h que o ritmo acelerou de tal forma, que nos fez crer que algo mais se passava para além da tradicional ida à missa.

Acabámos por entrar na igreja, que estava cheia de pessoas. Os trajes estavam a rigor mas com algo mais especial. Havia pessoas de descendência africana e dos países de leste, cada um com os fatos tradicionais dos seus países. Havia também cestos de fruta e pão. Lá dentro, um coro africano cantava e tocava, fazendo vibrar a audiência.

Durante o decorrer da missa, é que nos apercebemos que não era um baptizado, nem um crisma, mas uma festa que já decorre há 11 anos em Estói – a FESTA DOS POVOS! Foi uma cerimónia lindíssima e fora do vulgar. No final fomos brindados, com um almoço partilhado, em que cada um partilhava a comida típica do seu povo, Cabo Verde, Angola, Brasil, Rússia, Ucrânia, Moldávia, etc. Para abrilhantar a festa seguiram-se várias actuações de grupos de dança e música tradicionais, tudo num ambiente descontraído, familiar e multicultural!

Palácio de Estói, hoje Pousada


Rumando ainda no Sotavento Algarvio, fomos à descoberta da Praia da Falésia, ali entre Vilamoura e Olhos d’Água. Já havíamos avistado uma vez as suas falésias vermelhas e douradas, desde a praia em Albufeira, mas de perto são ainda mais imponentes e esculturais. O areal é enorme e aproveitámos para fazer uma mega caminhada. É das poucas praias para este lado do Algarve que ainda se consegue ver só natureza quando olhamos para trás, pois as suas elevadas falésias escondem dos olhares os milhares de empreendimentos turísticos que existem nesta zona. Mas por uma tarde, respiramos liberdade e imensidão à nossa volta, e mergulhamos num mar de prazer morninho bem à temperatura algarvia.



Terminámos com uma ida ao cinema, depois de tanto ver artigos sobre o Woody Allen nos mais recentes jornais e revistas.

Meia Noite em Paris” transporta-nos para a Paris das artes, dos famosos escritores e pintores, do romantismo e dos sonhos que queremos perseguir! Uma viagem no tempo, com um pé no moderno e outro nos boémios anos 20. Vale a pena!


Todas as imagens deste post foram retiradas da net, pois a nossa câmara também tirou uns diazitos de férias J



06 setembro 2011

A Vida na Praia da Mareta


“A Mareta é a Mareta, agora e sempre.”
Excerto do livro “Em Sagres”, Pág. 335, de Armando Martins, Europress Editora, 2006


Esta exposição de fotografia é baseada no livro “Em Sagres”, que conta um estória de 1973.
Textos que retratam o “antes” acompanhados de fotografias do "hoje".
Uma exposição para pensar e sonhar!